A biópsia é um procedimento médico no qual um pequeno pedaço de tecido é removido do corpo e examinado ao microscópio para diagnosticar uma condição médica. As biópsias podem ser realizadas em várias partes do corpo, incluindo pele, mama, fígado, pulmão, próstata e outros órgãos.

Existem vários tipos de biópsias, incluindo:

Biópsia por agulha: Uma agulha fina é usada para remover uma pequena amostra de tecido, geralmente sob orientação de imagem, como ultrassom ou tomografia computadorizada.

Biópsia excisional: toda a área ou nódulo suspeito é removido junto com uma margem de tecido saudável.

Biópsia incisional: Uma parte da área ou nódulo suspeito é removida para exame.

Biópsia endoscópica: Um tubo flexível com uma luz e uma câmera na extremidade é inserido pela boca ou reto para coletar amostras de tecido.

Biópsia de medula óssea: Uma agulha é inserida no osso para coletar uma amostra de medula óssea.

As biópsias geralmente são realizadas quando um médico suspeita de enfermidade grave, como o câncer. Elas podem ajudar a determinar o tipo de câncer, o estágio do câncer e as opções de tratamento adequadas. As biópsias também podem ser usadas para diagnosticar outras condições não cancerígenas, como infecções, lesões benignas, doenças autoimunes, entre muitas outras.
A maioria das biópsias é realizada como procedimento ambulatorial e não requer pernoite no hospital.
O procedimento pode causar algum desconforto, mas anestesia ou sedação é frequentemente usada para minimizar a dor.
Após a biópsia, a amostra de tecido é enviada a um laboratório de patologia para exame por um médico patologista, que fará o diagnóstico e fornecerá informações ao médico assistente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *